O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, visitou ontem, (01/01) a Barragem de Caculo Cabaça, na província do Cuanza Norte, onde avaliou o andamento das obras daquele mega projecto, que também serviu para presidir a reunião do Comité de Direcção e Monitorização daquela empreitada.
Durante a visita, acompanhado de quadros do sector que dirige, o Ministro, fez uma visita guiada a todas instalações da barragem, onde conversou de perto com os empreiteiros.
Sabe-se que a barragem de Caculo Cabaça tem 113 metros de altura e terá 2.172 Megawatts de capacidade nominal, distribuída por duas centrais. A albufeira é de 92,6 hectómetro cúbico de volume útil, equipada com cinco grupos e o circuito hidráulico com capacidade nominal de 1100 metros cúbico segundo (hm3/s).
Com duas subestações eléctricas de 400 kilovoltos e 220 Kilovolts associada à central principal e ecológica, respectivamente, a empreitada geral do projecto é constituída por três grandes componentes, como por exemplo, desvio provisório do rio, obra civil principal, fornecimento, montagem e comissionamento dos equipamentos electromecânicos.
A construção desta obra teve início em Agosto de 2017 e prevê-se o término nos finais do ano de 2026. João Borges, na sua abordagem no final da visita, recomendou que se cumprisse na íntegra o prazo da obra, prevista, para que se comece a gerar energia.
1 Comment