O Presidente da República, João Lourenço, sugeriu, esta segunda-feira, 22, uma reflexão à volta do procedimento humano em relação ao cuidado dedicado ao planeta, sublinhando que a sobrevivência da humanidade “depende do comportamento racional do homem na gestão dos solos, do mar, da fauna e da flora” disse.
Em mensagem alusiva ao Dia Mundial da Terra, que se assinala, hoje, 22 de Abril, o Chefe de Estado Angolano destacou a importância de uma atitude perspicaz na preservação do habitat natural.
“Hoje, dia Mundial da Terra, reflitamos sobre a nossa atitude no sentido da preservação deste nosso habitat natural”, escreveu João Lourenço, numa nota divulgada na sua conta oficial do Facebook.
Celebrado em 190 países, a efeméride é uma manifestação do compromisso com a protecção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra.
O tema escolhido para 2024 é ‘Planeta versus Plásticos’ e pretende destacar a responsabilidade de todos de salvaguardar o ambiente e o futuro do Planeta, através do compromisso de acabar com os plásticos para bem da saúde humana e planetária, exigindo uma redução de 60% na produção de plásticos até 2040 e um objectivo final de construir um futuro sem plásticos para as gerações vindouras.
As comemorações do Dia Mundial da Terra tiveram lugar, pela primeira vez, nos Estados Unidos, a 22 de Abril de 1970, tendo sido promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental, envolvendo cerca de 20 milhões de participantes.
Fonte: Economia e Mercado.
Deixe um comentário