A mediação e a avaliação imobiliária foram os segmentos do sector imobiliário destacados na primeira edição do encontro “networking sessions” realizado recentemente pelaAcademia BAI.
O certame, que contou com a moderação do economista e consultor imobiliário ,Augusto Fernandes, e os “players” Cleber Corrêa e Romana Ibrahim,bem como a presença de Juceline Paquete, membro da Comissão de Mercado de Capitais(CMC)
Cleber Corrêa, como representante da Proimoveis, lançou a sua atenção sobre os profissionais imobiliários enquanto mediadores, realçando valor da formação e a importância de gerar confiança no cliente antes de vender.
O antigo vice-presidente da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA) enfatizou os benefícios que um mercado imobiliário activo pode trazer para a economia do país. “A construção civil é transversal a todos os sectores da economia”,salientou Cleber Corrêa . Angola para diversificar a economia “precisa da agricultura, do turismo e da indústria, mas todos estes sectores são demorados, caros e exigem formação específica. A construção civil não”.
Já Romana Ibrahim, da REMAX empresa de mediação imobiliária, falou sobre o valor da segmentação de mercado como estratégia de negócio no sector, da importância da transparência na abordagem com o cliente e ressaltou a pertinência da paciência do profissional imobiliário para ver fechada uma proposta no processo de atendimento ao cliente.
Em representação da CMC, Juceline Paquete clarificou a relação da instituição com o ramo imobiliário, sendo a entidade responsável pelo registo de peritos avaliadores de imóveis.
Referiu, igualmente, sobre o papel da figura do perito como profissional que surge para dar resposta aos fundos, por causa da capacidade que tem de avaliar a valorização de activos que entram na carteira da sociedade de investimento imobiliário.
Juceline Paquete ressaltou ainda o aspecto da obrigatoriedade do profissional imobiliário obter a certificação da Academia BAI.
Recorde-se de que a Academia BAI é a única instituição registada pela CMC como certificadora de peritos em avaliação imobiliária no país.
Por: Alberto Domingos
Leave a comment