Sábado , 28 Setembro 2024
Página inicial Actualidade Barra do Dande: Park Industrial e Habitacional vai gerar 1.500 empregos directos no Bengo
ActualidadeMercado Imobiliário

Barra do Dande: Park Industrial e Habitacional vai gerar 1.500 empregos directos no Bengo

35

Cerca de 1.500 empregos directos vão ser criados no primeiro Park Industrial e habitacional da Barra do Dande, província do Bengo, dentro de 16 meses, num investimento global avaliado em 150 milhões de dólares, adiantou, segunda-feira, o director-geral da Dubai Investments Park Angola.

Jaaffar Kakkis, falava durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra na Zona Franca da Barra do Dande, província do Bengo.
“Trata-se de uma cidade integrada, que abrange a parte industrial, digamos que é uma cidade completa, nós já tivemos essa experiência no Dubai (EAU), onde foi muito bem implementada, nos dias de hoje, vivem lá cerca de 2.300 pessoas, com todos os serviços, queremos replicar a ideia para Angola propriamente na província do Bengo” considerou.

De acordo com Jaaffar Kakkis, o projecto vai contemplar 200 mil residências, dentro de um espaço de dois mil hectares, onde serão implementados diversos sectores como o industrial, comercial, residencial e criativo.
O projecto será implementado em três fases, o valor de investimento para primeira fase vai ser de 150 milhões de dólares, que compreende o loteamento industrial, campo de golfe e uma parte do risorte, incluindo fábricas do grupo DIP, nomeadamente a de alumínio, estrutura metálica e de vidro. A primeira fase está subdividida em três fases, sendo A, B e C.

O Park Industrial foi desenvolvido pela multinacional Dubai Investments Park-Angola, e estará situado ao longo da Costa Atlântica, a 50 quilómetros de Luanda, onde vai albergar 200 mil habitantes.

Será construído dentro da Zona Franca e de Desenvolvimento da Barra do Dande, estrategicamente na Estrada Nacional n.º 100, vai explorar as zonas dinâmicas integradas com uma comunidade pronto para vida moderna, com terrenos projectados para infra-estruturas de última geração.

Na ocasião, a governadora provincial do Bengo, Maria Nelumba, felicitou a iniciativa da empresa Dubai Investments por ter sido escolhida a província do Bengo, para a implementação da magnífica infra-estrutura.
Maria Nelumba disse que é um projecto que vai dar uma nova vida a esta zona, sendo uma réplica no Dubai.

“Este projecto vai possibilitar criar mais postos de trabalho, que é uma das nossas maiores preocupações para juventude. Nos foi informado que em África será o primeiro projecto implementado, e vai estar localizado numa zona em que outras empresas já se fazem presente, também as indústrias vão ser implementadas e é motivo de muita satisfação e orgulho” assegurou.
O Parque Industrial e Habitacional da Barra do Dande foi inspirado no caso de sucesso do Dubai Investments Park, nos Emirados Árabes Unidos.

Em Angola, o projecto deu os primeiros passos, em 2013, devido à crise económica foi várias vezes adiado, “graças a Deus hoje estamos a lançar a primeira pedra, temos fé que o projecto vai ter um grande sucesso”, frisou.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Habitação – INH dá ultimato a moradores “kilapeiros” nas centralidades

A partir do próximo mês de Outubro, o Instituto Nacional da Habitação,...

118 milhões de pessoas podem ficar expostas à inundações e calor extremo em África. Até 2030

A Organização Meteorológica Mundial, adstrita às Nações Unidas, publicou, neste mês de...

Até 2050. Dois terços da população global vai viver em cidades

A Diretora-executiva da ONU-Habitat (United Nations Human Settlements Programme), Anacláudia Rossbach, ao...