Domingo , 6 Outubro 2024
Página inicial Actualidade Formação: IPCG lança  336 novos técnicos para o mercado de trabalho
ActualidadeMercado Imobiliário

Formação: IPCG lança  336 novos técnicos para o mercado de trabalho

52

O Instituto Politécnico de Ciências Geográficas( IPCG) lançou, nesta segunda-feira, em Luanda, 336 novos técnicos médios para o mercado de trabalho, dos quais, 220, do cursos de Topografia e 116, de Gestão do Ambiente.

A cerimônia, realizada no auditório do instituto, contou com a presença de familiares, amigos e membros da comunidade académica, tendo sido marcada com momentos de várias emoções.

Em entrevista ao Notícias do Imobiliário Angolano (NIA), o director do IPCG, António Teixeira ressaltou a importância deste marco para a vida dos finalistas, com competências para responder ao desafio da melhoria do ordenamento do território e sua gestão eficaz. “Os nossos alunos têm a partir da 10ª classe um ciclo de aulas teóricas e práticas, pelo que temos um Gabinete de Inserção da Vida Activa (GIVA) que serve para encaminhar os alunos para a realização dos seus estágios em diversas instituições e adquirirem as devidas experiências, bem como a possibilidade de conseguirem algum emprego nas respectivas instituições”, afirmou o director.

A Prova de Aptidão Profissional, abreviadamente designada, por PAP, referente a defesa de tese de fim do curso dos alunos finalistas teve uma duração de duas semanas, pelo que o sub-director Pedagógico, Salomão Francisco da Costa, enfatizou que “este compromisso contínuo com a qualidade e a inovação é o que nos permite formar profissionais de alta competência. A maior intenção da escola é a de não nos depararmos com nossos técnicos em lugares como supermercados, mas sim de vê-los inseridos em empresas ligadas a sua área de formação”. Na mesma linha de pensamentos, a coordenadora do curso de Gestão do Ambiente, professora Valdeth Pires Manuel, acabou por exaltar os benefícios que os novos formados terão em seus próximos passos, tanto no mundo académico quanto no profissional. “A avaliação é positiva, pois temos alunos transformados em níveis de conhecimento e competência para embarcarem na área profissional. Em termos de prática não foi o suficiente, mas tiveram acesso aos estágios que lhes proporcionou conhecimentos mais práticos”.

O IPCG é uma instituição pública de Ensino Médio, reconhecido pelo Decreto do Executivo Conjunto n° 380/17 de 15 de Agosto e está sob tutela do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, e pedagógica pelo Ministério da Educação, substituíndo a antiga Escola de Topografia criado pelo Decreto Executivo n° 55/80 de 11 de Agosto, tutelado na altura pelo Ministério da Defesa.

Actualmente, o instituto ministra os cursos de Topografia, Gestão do Ambiente, Ordenamento do Território e o de Sistema de Coordenação Geográfica. Está também previsto a implementação do curso de Mediação e Angariação Imobiliária para o próximo ano lectivo, 2024/2025.

Por: Redação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Comprar casa: estes são os países mais e menos acessíveis no mundo

A acessibilidade da habitação própria varia muito em todo o mundo. Isto...

Portugal: Preço das casas regista a 2.ª maior subida em cadeia

O preço das casas aumentou, no segundo trimestre, 1,3% na zona euro...

Cooperativa lança projecto de auto-construção dirigida em Cacuaco

A cooperativa Uwale lançou, recentemente, em Luanda, o projecto de auto-construção dirigida,...

Cabo Verde – Construtora angolana Griner vai remodelar e expandir Porto da Palmeira, Ilha do Sal

A empresa construtora angolana, Griner Engenharia S.A., celebrou, quinta-feira, 26 de Setembro...