Terça-feira , 8 Outubro 2024
Página inicial Actualidade Imobiliário e dívida pública dominam indústria dos fundos de investimento colectivo: Hemera Capital Partners lidera mercado dos organismos de investiementos em Angola
ActualidadeMercado Imobiliário

Imobiliário e dívida pública dominam indústria dos fundos de investimento colectivo: Hemera Capital Partners lidera mercado dos organismos de investiementos em Angola

18

Continua a crescer no País, a indústria dos fundos de investimentos, mas sem a diversificação das carteiras devido à falta de alternativas no mercado de capitais. Os Fundos injectam maior parte do dinheiro no sector imobiliário do qual movimentam mais títulos de dívida pública. A Hemera Capital Partners, cujos fundos estão associados ao Banco Millennium Atlântico, é a líder de mercado dos OICs, (Organismos de Investimentos Colectivos) detendo 45% do valor líquido global sob gestão das sociedades gestoras de investimentos colectivos em Angola, devido à sua aposta no sector imobiliário.

Segundo o Jornal Expansão, o mercado ainda não é uma alternativa ao financiamento bancário. O valor líquido global sob gestão das Sociedades Gestoras de Organismos de Investimento Colectivo (SGOIC), por exemplo, cresceu 16% no primeiro semestre do presente ano, passando de 618,7 mil milhões Kwanzas em Junho de 2023 para 716,9 mil milhões em Junho deste ano, de acordo com cálculos dos dados disponibilizados pela Comissão de Mercado de Capitais (CMC).

No sector imobiliário, grande parte dos activos da indústria estão concertados, representando 79% da carteira dos fundos de investimentos, enquanto os restantes estão praticamente investidos em títulos de dívida pública, empobrecendo cada vez mais a economia.

Ou seja, os Organismos de Investimento Colectivo (OIC) que são as entidades com ou sem personalidade jurídica, têm por objectivo o investimento colectivo de capitais obtidos junto dos investidores, de acordo com uma política de investimento previamente estabelecida, podendo assim ter a forma de Fundos de Investimento ou Sociedades de Investimento.

Assim sendo, os activos dos Organismos de Investimento Colectivo cresceram 14% para 766,9 mil milhões Kwanzas, onde cerca de 605 mil milhões, o equivalente 79%, estão investidos no sector imobiliário, isto é, em bens imóveis como edifícios e terrenos, e incluindo rendas. A justificar a aposta dos fundos no imobiliário estão dois factores: a necessidade que os detentores destes activos (na sua maioria bancos) têm de maximizar a rentabilidade por via da transferência da gestão destes empreendimentos para fundos de investimento, por outro lado, os benefícios fiscais que a legislação oferece a imóveis na carteira de sociedades gestoras de investimentos colectivos.

Já os títulos de dívida pública são os mais movimentados a nível dos Organismos Investimentos Colectivos mobiliários devido às taxas praticadas pelo Governo e apresentam menor risco para os investidores, uma vez que são os títulos mais movimentados na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

Até ao final de Junho, encontravam-se registados na Comissão do Mercado de Capitais (CMC) 34 OICs controlados por 11 sociedades gestoras. Esta sociedade tem sob gestão três organismos de investimentos colectivos, sendo um imobiliário (Pactual Property Fund), um mobiliário (Liquidez Prime Fund) e um fundo de capital de risco (Dual Impact Fund ), cujos activos ascendem aos 323,6 mil milhões Kwanzas.

Por: Redação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Comprar casa: estes são os países mais e menos acessíveis no mundo

A acessibilidade da habitação própria varia muito em todo o mundo. Isto...

Portugal: Preço das casas regista a 2.ª maior subida em cadeia

O preço das casas aumentou, no segundo trimestre, 1,3% na zona euro...

Cooperativa lança projecto de auto-construção dirigida em Cacuaco

A cooperativa Uwale lançou, recentemente, em Luanda, o projecto de auto-construção dirigida,...

Cabo Verde – Construtora angolana Griner vai remodelar e expandir Porto da Palmeira, Ilha do Sal

A empresa construtora angolana, Griner Engenharia S.A., celebrou, quinta-feira, 26 de Setembro...