Quando se coloca uma casa no mercado, geralmente o desejo é vendê-la rapidamente e bem. Embora a velocidade com que se pretende executar a transação possa diferir de uma pessoa para outra, o preço não. O famoso arquiteto de algumas das casas mais requintadas de Espanha, Joaquín Torres, fundador do atelier A-Cero juntamente com Rafael Llamazares, revela ao idealista/news algumas dicas e detalhes a ter em conta para comprar e vender uma casa da melhor forma possível.
Qual é a primeira coisa a observar antes de comprar uma casa?
Bem, depende das circunstâncias de cada um. Mas se nos colocarmos na generalidade dos mortais, a primeira coisa a observar é o preço por metro quadrado (m2) do imóvel, e verificar se está pelo menos na média do custo m2 da área em que está localizado. Também deve ser levado em consideração se requer a execução de algum tipo de obra ou não.
Por outro lado, é claro, devemos perguntar sobre as taxas e outras despesas fixas relacionadas com o imóvel. E, por fim, verificar se os metros quadrados (m2) que compramos são residenciais e se coincidem com a escritura. A partir daí, entram em jogo os critérios e gostos de cada um.
Não apenas o visual é relevante, mas também a qualidade da construção é vital.
Uma vez verificado o preço, é importante que se esteja cheio de entusiasmo pelo que se vai comprar e estar muito ciente de que essa compra possivelmente será o maior investimento da vida. É sempre preferível procurar um profissional que certifique que o imóvel não tem possíveis defeitos ocultos e que está tudo em ordem, para evitar surpresas depois de comprado.
Outro aspeto fundamental é a iluminação, que a luz natural penetra na casa, e que é bem isolada acústica e termicamente. Não apenas o visual é relevante, mas também a qualidade da construção é vital. Outra dica, se o imóvel tiver elevador, quanto mais alto o andar melhor. Obviamente, ter terraços ou sótãos é uma vantagem.
E quando se trata de vender?
Ao vender uma casa é fundamental estar muito atento ao que está a ser vendido, analisar bem o mercado, que a casa está nas melhores condições possíveis e que entra pelos olhos. Porque o público, em geral, tem pouca visão espacial e compra o que vê. Portanto, é muito eficaz investir um pouco de dinheiro na reforma do imóvel para que seja vendido a um preço mais alto. Mas é sempre importante contar bem os benefícios da moradia.
Acho que outra coisa que costuma ser muito valorizada na hora de vender uma casa são cozinhas e casas de banho, É preferível remover móveis ou elementos decorativos desnecessários para a vida quotidiana.
Casas cheias de coisas parecem menores e não dão um senso de ordem. Em suma, para a maioria das pessoas, o visual é vital.
Casas cheias de coisas parecem menores e não dão um senso de ordem. Em suma, para a maioria das pessoas, o visual é vital.
Existe uma linha vermelha que nunca cruzaria?
Acredito que as linhas vermelhas mudam de acordo com as circunstâncias de cada um. No entanto, por enquanto, tenho que ver a possibilidade de fazer mudanças para que a casa se adapte a mim. Além disso, acho que o m2 é vital, mas ainda mais o m3, ou seja, a altura dos tetos. E, acima de tudo, luz. Acho que nunca compraria uma casa mal iluminada para viver.Acho que nunca compraria uma casa mal iluminada para viver.
O que “veste” melhor uma casa?
Embora possa parecer contraditório, o que melhor veste uma casa é a sensação de estar muito vazia – é isso que proporciona uma sensação de ordem e limpeza. Quanto menos objetos, melhor. O branco ajuda muito a dar essa sensação. Como um grande nevão que purifica e ilumina tudo. Pintar a casa de branco antes de vender e remover objetos das paredes ajuda muito nessa sensação. Apenas o mobiliário certo e necessário para criar um ambiente e uma escala de superfície que nos interessa.
Para nos inspirarmos, podemos dar uma olhada nas revistas de decoração, que costumam dar exemplos de interiores limpos, onde prevalece a sensação de luz e ordem, embora muitas vezes sejam interiores impossíveis de suportar a rotina de uma vida.
O que é valorizado numa casa para atrair um potencial comprador?
As coisas que eu acho que são mais valorizadas são: um preço adequado, a localização, o m2 e m3 e a luz.
Por: Redação
Deixe um comentário