O Fórum Urbano Mundial, a principal conferência mundial sobre urbanização sustentável, regressa a África após mais de 20 anos que não sucedia.
O evento surge numa altura em que as cidades do continente, como Luanda, Dar es Salaam, Cairo, Kinshasa, Lagos e Grande Joanesburgo deverão tornar-se alguns dos maiores centros metropolitanos do mundo até 2035.
Com a rápida urbanização e apresentando oportunidades e desafios, o Fórum Urbano Mundial (WUF12) reunirá vozes de toda a África e além para moldar o futuro do desenvolvimento urbano sustentável.
Para o efeito, a cidade do Cairo, capital do Egipto, foi escolhida para albergar o certame que vai ocorrer de 4 a 8 de Novembro.
Agurda-se milhares de participantes de todo o mundo, incluindo funcionários de governos, planeadores urbanos, líderes comunitários, representantes empresariais e organizações da sociedade civil.
Organizado pela ONU-Habitat em colaboração com o Governo do Egipto, o certame concentra-se em acções locais para cidades e comunidades sustentáveis.
No entanto, o evento está a ser encarado como um regresso histórico a África, sendo considerada a região de urbanização mais rápida a nível mundial e pelo facto de África, o Berço da Humanidade, estar na vanguarda de transformações urbanas dinâmicas.
Texto: Berlantino Dário e Alberto Domingos.
Foto: DR/ Página Afreaka.
Deixe um comentário