Pela terceira vez e, em pouco mais de um ano, as inundações na Toscânia e no Veneto ocorrem dias depois de a região de Emilia Romagna ter sido atingida, com algumas inundações devastadoras, tendo algumas zonas ficado submersas.
As condições meteorológicas extremas continuam a assolar o Norte de Itália, com tempestades e chuvas torrenciais.
Na Toscânia, o rio Sterza transbordou, provocando uma inundação repentina que arrasou uma casa alugada por turistas alemães.
Em consequência das inundações, dois membros da mesma família – no caso, uma avó e uma criança de 5 meses – continuam desaparecidos. Os bombeiros italianos continuam a procurar a anciã e a criança de 5 meses que foram arrastadas pelas inundações em Val di Cecina na noite de segunda-feira. A família é do Mónaco, na Alemanha, e estava de férias na Toscânia há 10 dias.
Após 48 horas de chuvas intensas na região nordeste do Veneto, Luca Zaia anunciou na terça-feira que tinha assinado um novo decreto que declarava o estado de emergência no Veneto. As condições climatéricas extremas atingiram as províncias de Treviso, Pádua, Vicenza, Verona e Veneza.
Cientistas afirmam que as alterações climáticas são um factor-chave para a intensidade das condições meteorológicas adversas.
As temperaturas elevadas dos mares Mediterrâneo e Adriático exacerbaram o bloqueio atmosférico, em que um fenómeno meteorológico permanece parado sobre uma região.
Por: Redação
Deixe um comentário