Terça-feira , 22 Outubro 2024
Página inicial Actualidade Dia Mundial do Habitat: ONU quer “engajamento” da juventude na criação de um futuro urbano melhor
ActualidadeInternacional

Dia Mundial do Habitat: ONU quer “engajamento” da juventude na criação de um futuro urbano melhor

15

A Organização das Nações Unidas “incentivou” nesta segunda-feira, os jovens de todo o mundo a se envolverem para encontrar soluções e garantir que o direito à moradia e cidades e comunidades sustentáveis seja uma realidade e ao mesmo tempo a criação de um futuro urbano melhor, soube o NIA.

As declarações foram proferidas nesta segunda-feira, 07 de Outubro, pela diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach.

A responsável, que falava a propósito do Dia Mundial do Habitat que se assinala a 07 de Outubro, em todo o mundo, “convidou” os jovens a liderar o caminho na construção de um mundo que reflita “nossos sonhos compartilhados”. “A moradia adequada e equitativa não é apenas um direito, deve se tornar uma realidade para todas as pessoas”, afirmou.

Com o lema, “Engajando a juventude para criar um futuro urbano melhor”, Anacláudia Rossbach, recordou à propósito da efeméride as múltiplas crises que o mundo enfrenta, desde escassez de moradias, às alterações climáticas.

Por isso, defendeu a importância do acesso à moradia como a base do desenvolvimento sustentável.

A diretora-executiva da ONU-Habitat lembrou que infelizmente um bilhão de pessoas ainda estão a lutar para sobreviver em favelas, e mais de 300 milhões enfrentam a realidade insuportável da falta de moradia.

Por sua vez, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação de Angola, Carlos Alberto dos Santos, reiterou em uma nota chegada à nossa redação o compromisso da instituição que dirige em continuar a promover políticas públicas de inclusão social, para garantir o direito básico de todos a uma habitação adequada.

Na promoção, elaboração e aprovação de instrumentos de ordenamento do território, do crescimento urbano sustentável, com vista a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para tornar as cidades e comunidades mais fortes, inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Enquanto membro do Conselho Executivo da ONU-Habitat, fez saber o governante, Angola está ciente das suas obrigações internacionais e focada nos compromissos assumidos com os angolanos em trabalhar para que se criem cada vez mais, oportunidades para as famílias, promovendo programas, planos e projectos que visem a criação de zonas habitacionais saudáveis que respeitem a dignidade humana e o ambiente.

Carlos Alberto dos Santos encorajou, por isso, os parceiros sociais, profissionais do sector e os angolanos no geral, a criarem sinergias, no sentido de continuar a promover um futuro urbano mais saudável e harmonioso.

Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1985, o Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de outubro para refletir sobre o estado das cidades e comunidades ao redor do mundo, assim como o direito fundamental à moradia adequada.
Comemorado pela primeira vez em 1986, o dia já abordou temas como pessoas em situação de rua, cidades mais seguras e mudanças do clima. O Dia Mundial do Habitat inicia oficialmente o Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar melhor a vida nas cidades. Ele se estende até 31 de outubro, data que marca o Dia Mundial das Cidades.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Estilo de vida – principais factores a ter em conta ao comprar uma casa

São quatro os factores essências a ter em conta na compra de...

Justiça: Tribunal ordena restituição do Mercado do Km 30 à legítima proprietária

A 1.ª Secção da Sala do Cível do Tribunal de Comarca de...

Portugal: arrendamentos vão subir em até 2,16% no próximo ano

No próximo ano, os proprietários de imóveis em Portugal, poderão atualizar as...

Portugal: Governo quer “corrigir distorções” do mercado de arrendamento urbano

O Governo Português anunciou no relatório da proposta do Orçamento do Estado...