Domingo , 6 Outubro 2024
Página inicial Actualidade Comprar casa: estes são os países mais e menos acessíveis no mundo
ActualidadeMercado Imobiliário

Comprar casa: estes são os países mais e menos acessíveis no mundo

1

A acessibilidade da habitação própria varia muito em todo o mundo. Isto porque não só depende do preço das casas e do custo do crédito habitação, mas também dos rendimentos familiares. É a África do Sul o país mais acessível para comprar casa do mundo, onde o preço da casa só supera os salários reais em 6,22%. E o país menos acessível de todos é mesmo Turquia, onde a diferença é de 81,45%
Ao calcular a relação dos preços das casas em mais de 60 países com os rendimentos anuais – em termos reais, considerando a inflação –, os corretores internacionais da Best Brokers concluíram que “algumas das propriedades residenciais mais caras não estão em países desenvolvidos com altos padrões de vida, mas sim em economias menores, onde o preço das casas pode ser baixo, mas o rendimento médio dos residentes também é”.

Este é o caso da Turquia, que foi considerado o país menos acessível para comprar casa em setembro de 2024. Isto porque, tendo em conta a alta inflação que se faz sentir no país (61,78% em junho), os rendimentos reais das famílias caem para apenas 2.965 dólares americanos por ano (cerca de 2.650 euros/ano à taxa de câmbio atual). E os preços das casas estão em cerca de 2.414 dólares por metro quadrado (2.157 euros por metro quadrado). Assim, o custo da casa tem o peso de 81,45% sobre os salários, o mais elevado do mundo.

O segundo país do mundo menos acessível para comprar casa é o Nepal, com o rácio entre o preço da casa e os rendimentos de 59,04%. A seguir está a Índia (quase 50%), Indonésia (48,35%) e a Arménia (46,12%), revela o mesmo estudo.

O mesmo estudo destaca que, “curiosamente, a Coreia do Sul aparece entre os países onde as casas são menos acessíveis”, estando em 6.º lugar. Esta classificação não é explicada devido à alta inflação, mas pelos elevados preços das casas em termos reais (10.318 dólares por metro quadrado ou 9.221 euros/m2) em comparação com aos rendimentos reais dos residentes, que é de 26.653 dólares por ano, em média (ou 23.820 euros/ano).

Quais são os países mais acessíveis para comprar casa?

No extremo oposto, está a África do Sul, sendo considerado o país do mundo mais acessível de todos para comprar casa. A relação do preço das casas com o salário anual é de apenas 6,22%, revela a mesma publicação.

“Ao olharmos para os países mais acessíveis, vemos os EUA surpreendentemente a chegar ao segundo lugar, com uma relação preço da casa e rendimentos de apenas 6,50%”, destacam. Mas o que é que justifica a sua posição? Por um lado, os EUA têm um alto salário médio anual de cerca de 49.525 dólares em termos reais (44.261 euros/ano), sendo o quarto mais alto da lista de país, depois da Suíça, Dinamarca e da Austrália. Por outro lado, os EUA estão em 29.º lugar em termos de preços reais de imóveis, com uma média de 3.220 dólares por metro quadrado (2.878 euros/m2). Assim, “os compradores norte-americanos têm um acesso mais acessível às casas em comparação com o resto do mundo”, concluem.

Os outros estados que integram o top10 dos países mais acessíveis do mundo para comprar casa “são, na sua maioria, grandes economias ou países ricos, e com alto PIB.” Depois da África do Sul e dos EUA, segue-se Bahrein com uma relação preço/rendimentos de 8,34%, a Dinamarca (9,91%), Irlanda (10,49%) e Suécia (11,24%).
Importa salientar que o estudo não incluiu a Argentina neste ranking devido à sua megainflação, que tornava o salário real das famílias negativo e a relação preço/rendimentos anómala.

Fonte: Idealista News

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Portugal: Preço das casas regista a 2.ª maior subida em cadeia

O preço das casas aumentou, no segundo trimestre, 1,3% na zona euro...

Cooperativa lança projecto de auto-construção dirigida em Cacuaco

A cooperativa Uwale lançou, recentemente, em Luanda, o projecto de auto-construção dirigida,...

Cabo Verde – Construtora angolana Griner vai remodelar e expandir Porto da Palmeira, Ilha do Sal

A empresa construtora angolana, Griner Engenharia S.A., celebrou, quinta-feira, 26 de Setembro...