O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a segunda fase das obras de reabilitação do Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, com um investimento de 13,6 milhões de dólares, financiado por parceiros externos.
O Despacho Presidencial n.º 224/25, de 5 de setembro, formaliza a abertura do procedimento de contratação simplificada para adjudicação dos contratos de empreitada e fiscalização, sendo que só os serviços de fiscalização estão orçados em 547 mil dólares.
Construído para o CAN 2010, o estádio apresenta sinais avançados de desgaste e há muito que carece de intervenção estrutural.
Esta intervenção pretende travar o desgaste e modernizar o espaço, assegurando melhores condições para eventos desportivos e atividades culturais. A reabilitação também visa preparar o estádio para acolher jogos da Super Liga Africana de Futebol, agendados para outubro deste ano, e o amistoso entre as seleções de Angola e Argentina, previsto para novembro, como parte das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
A empresa ACC – África Swiss, AG, será responsável pela execução das obras, enquanto a fiscalização ficará a cargo da AMBIGEST – Gestão de Engenharia e Ambiente, S.A. O Ministério das Finanças está autorizado a inscrever os projetos no Programa de Investimento Público (PIP) e a assegurar a disponibilidade dos recursos financeiros necessários para a execução dos contratos.
Com esta nova fase de reabilitação, o governo angolano demonstra o compromisso em manter e valorizar as infraestruturas desportivas nacionais, promovendo o desenvolvimento do desporto e a realização de eventos de grande porte no país.
Fonte: Xaa
Por: José Leandro
Deixe um comentário