Segunda-feira , 23 Junho 2025
Página inicial Actualidade Avaliação Imobiliária: Autoridade Reguladora da Concorrência vai “passar à lupa” certificação da Academia BAI junto da CMC.
Actualidade

Avaliação Imobiliária: Autoridade Reguladora da Concorrência vai “passar à lupa” certificação da Academia BAI junto da CMC.

20

A Autoridade reguladora da Concorrência (ARC) pode nos próximos dias “passar à lupa”, ou melhor, fazer análise rigorosa junto da Comissão do Mercado de Capitais, CMC, sobre a certificação que esta atribuiu à Academia BAI, devido à exclusividade que esta detém na formação e atribuição de licenças para o curso de avaliação imobiliária. 

A informação foi avançada nesta quarta-feira, 04 de Junho em Luanda, à margem de um seminário promovido pela ARC, com a Associação dos Jornalistas Económicos de Angola, AJECO, sobre “A importância da Sã Concorrência em Economia de Mercado”.

Para a Autoridade Reguladora da Concorrência, é necessário combater todo forma de conluio, uso abusivo da posição dominante e outras formas de concorrência desleal que podem afetar o bom ambiente de negócios. 

Para o caso específico da Academia BAI, a ARC fez saber, que vai fazer uma análise rigorosa do processo junto do regulador, neste caso a CMC,  e depois encontrar o melhor entendimento legal, para ver se há ou não ilegalidade, ou apenas fazer fortes recomendações àquela instituição.

Atualmente em Angola a Academia BAI é única instituição conhecida que leciona o curso de Avaliação Imobiliária, com a certificação dada pela Comissão do Mercado de Capitais, CMC. 

A formação, pelo valor que se cobra, que rondam entre um milhão e trezentos, a um milhão e setecentos mil kwanzas, tem dificultado o acesso a vários profissionais que pretendam ingressar à carreira de perito avaliador de imóveis em Angola.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

África: Angola e Namíbia trocam experiências no domínio das obras públicas urbanismo e habitação.

A convite do Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação de Angola,...

Mercado: Banco Sol quer se desfazer de activos imobiliários.

O Banco Sol e a Leilosoc firmaram uma parceria estratégica para a...

Ocorrência: Incêndio no Condomínio INTERLAND provoca danos materiais.

Na manhã desta segunda-feira, 16 de Junho, deflagrou um incêndio no Condomínio...