POR:ALBERTO DOMINGOS
A especialista em Políticas de Habitação Urbana e consultora brasileira, Ana Cláudia Rossbach, foi nomeada pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) directora-executiva da ONU-Habitat,
agência especializada da ONU dedicada à promoção de cidades “mais sociais e ambientalmente sustentáveis”, soube o NIA através do comunicado da organização.
De acordo com o documento da ONU a que o NIA teve acesso, a resolução 56/206 da Assembleia-Geral decidiu transformar o Centro das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos em Secretariado do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
Desta forma, ressalta o documento, a assembleia deliberou que o secretariado da Habitat deve ser dirigido por um director-executivo ao nível de secretário-geral a eleger pela assembleia, por um período de quatro anos, mediante nomeação pelo secretário-geral após consulta aos Estados-membros.
No comunicado da assembleia-geral, consultado pelo NIA, o secretário-geral nomeia Ana Cláudia Rossbach, para um mandato de quatro anos.
Com um vasto leque de experiências, é especialista em políticas urbanas e de habitação social, consultora e ativista em prol de cidades mais equitativas, Ana Cláudia Rossbach é economista com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de práticas e políticas públicas habitacionais e urbanas.
Trabalhou em projetos como a estruturação de um dos maiores programas de urbanização de favelas na Prefeitura de São Paulo. Apoiou o desenvolvimento de projetos de alto impacto em comunidades como São Paulo e Recife, no Brasil.
Actuou como especialista em habitação social para o Banco Mundial no Brasil e em vários países do mundo. Apoiou a implementação de políticas habitacionais no Brasil, como consultora de alto nível, incluindo um dos maiores programas de urbanização de favelas do mundo, o PAC Urbanização de Favelas e o Minha Casa, Minha Vida.
Deixe um comentário