Sexta-feira , 9 Maio 2025
Página inicial Actualidade Conselho Nacional de Obras Públicas: Cidade Aeroportuária de Icolo e Bengo vai ser transformada em Pólo de Desenvolvimento
Actualidade

Conselho Nacional de Obras Públicas: Cidade Aeroportuária de Icolo e Bengo vai ser transformada em Pólo de Desenvolvimento

49
Conselho Nacional de Obras Públicas

O Plano Urbanístico da Cidade Aeroportuária de Icolo e Bengo está elaborado e sob apreciação do Governo Provincial foi projectado para transformar a localidade e o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto num Pólo de Desenvolvimento Económico.

Esta visão foi partilhada na reunião de terça-feira, em Luanda, do Conselho Nacional de Obras Públicas, presidida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, onde concordaram em garantir-se que a Cidade Aeroportuária seja capaz de atrair investimentos, quer interno quer externo.

Os sectores prioritários são Indústria, Comércio, Turismo e Logística, estando, para o efeito, disponível 15 mil hectares (equivalentes a 150 milhões de metros quadrados ou então 150 quilómetros quadrados).

Os edifícios da Centralidade do Kilamba, por exemplo, estão edificados numa área de cerca de 1.000 hectares. Ou seja, a Cidade Aeroportuária de Icolo e Bengo pode representar 15 centralidades do Kilamba em termos de área de construção.

O Estádio Nacional “11 de Novembro”, outro exemplo, tem pouco mais de oito hectares (82 mil metros quadrados de área de construção), o que significa que o projecto da Cidade Universitária de Icolo e Bengo chega a representar um espaço disponível para construir mais de 1.800 campos de futebol da referência da nova catedral do futebol angolano.

O projecto final está a ser preparado, para abarcar as infra-estruturas e os equipamentos necessários ao seu normal funcionamento.

Foi, igualmente, efectuado um ponto de situação sobre a construção de uma central de energia solar fotovoltaica ligada à rede de 90 mwp (Watt-pico, uma medida de potência energética, normalmente associada com células fotovoltaicas) e sistema de armazenamento de baterias de 25 mwp/MINEA – Ministério da Energia e Águas.

As iniciativas foram esclarecidas pelo ministro João Baptista Borges, membro do Conselho Nacional de Obras Públicas.

Ainda relativamente às províncias de Icolo e Bengo e Luanda, foram apreciadas as propostas de plano sobre os projectos de Metro de Superfície, iniciativas do Ministério dos Transportes.

Fonte: JA

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Luanda: Hipermercado Jumbo encerrado para obras de restauro.

O grupo gestor do Hipermercado Jumbo anunciou oficialmente, por meio de uma...

Juventude e o Direito à Habitação é debatido no IPCG.

O Instituto Politécnico de Ciências Geográficas,  (IPCG) acolheu na última quinta-feira( 30), um...

Internacional:  Damac Properties anuncia parceria com Chelsea Futebol Club.

De Stamford Bridge ao horizonte de Dubai, a Damac Properties anunciou nesta...