Sexta-feira , 27 Setembro 2024
Página inicial Actualidade 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas: Angola e EUA assinam acordo de “geminação de cidades”
Actualidade

79ª Assembleia Geral das Nações Unidas: Angola e EUA assinam acordo de “geminação de cidades”

12

Berlantino Dário

À margem da participação do Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas que arrancou terça-feira, 24  de setembro, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, as províncias angolanas de Luanda, e Malanje vão assinar acordos de geminação de cidades, com as suas congéneres americanas, Newark e Hampton, respectivamente.

Para a  província de Luanda  com a cidade de Newark, Estado de Nova Jersey, a assinatura do acordo está prevista para o dia 27 de Setembro, no solo americano, onde Manuel Homem vai se fazer presente, ladeado do Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.

Por Malanje, o governador provincial, Marcos Nhunga vai rubricar o acordo, no dia 30 de setembro, com a cidade de Hampton, Estado de Virginia, que também vai contar com a presença do Ministro da Administração do Território em representação do Chefe de Estado Angolano, João Lourenço.

Iniciativas de promoção de intercâmbio económico, social e institucional entre as cidades e povos, estreitar relações no domínio de cooperação em gestão de matéria urbana de cidade, cultura, desenvolvimento económico e financeiro, agricultura, fazem parte dos referidos acordos.

Organização administrativa local, formação de quadros, ciência e tecnologia e parcerias empresariais, também se enquadram na parceria.

Com a assinatura destes acordos, ficam reforçados os laços entre os dois países e povos, bem como a criação de oportunidades de desenvolvimento sustentável das respectivas cidades.   

Recorde-se que Hampton e Virginia são duas cidades norte-americanas com uma profunda ligação histórica e cultural com Angola. Essas cidades acolhem cidadãos descendentes de angolanos levados há vários anos para as Terras do “Tio Sam” no período da escravidão. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Habitação – INH dá ultimato a moradores “kilapeiros” nas centralidades

A partir do próximo mês de Outubro, o Instituto Nacional da Habitação,...

118 milhões de pessoas podem ficar expostas à inundações e calor extremo em África. Até 2030

A Organização Meteorológica Mundial, adstrita às Nações Unidas, publicou, neste mês de...

Até 2050. Dois terços da população global vai viver em cidades

A Diretora-executiva da ONU-Habitat (United Nations Human Settlements Programme), Anacláudia Rossbach, ao...