Domingo , 6 Outubro 2024
Página inicial Arquitetura & Urbanismo 5º Congresso Internacional da Habitação no espaço Lusófono: Angola “apresenta” contribuições para o sucesso do programa de autoconstrução dirigida em Portugal
Arquitetura & UrbanismoInternacional

5º Congresso Internacional da Habitação no espaço Lusófono: Angola “apresenta” contribuições para o sucesso do programa de autoconstrução dirigida em Portugal

16

Angola apresentou hoje as contribuições para o sucesso do programa de autoconstrução dirigida, no 5º Congresso Internacional da Habitação no espaço Lusófono, um evento que decorre de 02 a 04 de Outubro em Lisboa, soube o Notícias do Imobiliário Angolano, NIA.

No certame, onde participa também o Brasil e demais países lusófonos e outros convidados Angola apresentou também o contributo do planeamento territorial para o sucesso dos programas habitacionais no nosso país.

Além da apresentação de temas e participação em visitas guiadas, Angola manifestou ainda interesse, por meio do Instituto Nacional da Habitação (INH), em realizar a próxima edição do referido evento em Luanda, em 2025.

No mesma senda, o INH, manteve ainda contactos de trabalho com o Instituto da Habitação e Reconversão Urbana de Portugal, (IHRU) com quem abordou mecanismos de mitigação do déficit habitacional em Angola, formas de financiamento à construção da habitação social e criação de Cooperativas Habitacionais.

Desburocratização da tramitação de licenciamento dos projectos habitacionais, ⁠captação de parceiros investidores e a deslocação a Luanda de uma delegação do IHRU, também fizeram parte dos contactos de trabalho mantido pelas duas instituições.
Da parte de Angola, estiveram presentes no 5º Congresso Internacional da Habitação no espaço Lusófono (CIHEL), delegações do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, MINOPUH, do Instituto Nacional da Habitação, INH, da Ordem dos Arquitetos de Angola e outras entidades convidados.

Sob o lema, “Fazer Habitação, o 5º Congresso Internacional da Habitação no espaço Lusófono (CIHEL) debateu temas que vão desde a ⁠qualidade habitacional, sustentabilidade, ⁠novos modos de habitar, habitação de interesse social, manutenção habitacional e outros.

Teve como objectivo, divulgar, debater, trocar experiências de casos de referências habitacionais sobre a habitação nos países lusófonos.

Por: Redação

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Portugal: Preço das casas regista a 2.ª maior subida em cadeia

O preço das casas aumentou, no segundo trimestre, 1,3% na zona euro...

Cooperativa lança projecto de auto-construção dirigida em Cacuaco

A cooperativa Uwale lançou, recentemente, em Luanda, o projecto de auto-construção dirigida,...

Habitação – INH dá ultimato a moradores “kilapeiros” nas centralidades

A partir do próximo mês de Outubro, o Instituto Nacional da Habitação,...

118 milhões de pessoas podem ficar expostas à inundações e calor extremo em África. Até 2030

A Organização Meteorológica Mundial, adstrita às Nações Unidas, publicou, neste mês de...