Quarta-feira , 3 Julho 2024
Página inicial Actualidade INH lança escritório móvel em Luanda para “acelerar” regularização de património do Estado
ActualidadeMercado Imobiliário

INH lança escritório móvel em Luanda para “acelerar” regularização de património do Estado

34

O Instituto nacional de Habitação (INH) lançou, esta quarta-feira, em Luanda, o escritório móvel para fazer legalização jurídica de imóveis.

Com o lançamento do escritório na capital do País, o INH ‘estica’ para dois o número de gabinetes móveis para atender assuntos ligados à habitação, com maior realce para todo o património confiscado pelo Estado. Dois meses depois de apresentar o projecto em Benguela, o INH replica modelo de aproximação dos serviços imobiliários aos citadinos de Luanda.


Entre as diferentes missões, o escritório móvel vai regularizar os imóveis confiscados e nacionalizados, os edificados no âmbito da cooperação entre Angola e Cuba e imóveis que o Instituto seja titular ou sob sua gestão.
A funcionar numa viatura do tipo mini autocarro, o escritório vai também localizar e identificar os arquivos existentes em Luanda e nas demais províncias e sugerir um melhor tratamento na conservação e propor a legalização.


De acordo ainda ao INH, a implementação do escritório móvel está a ocorrer em alinhamento com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, e se enquadra no processo piloto de regularização jurídica dos imóveis nacionalizados e confiscados.


Munido de equipamentos para o rastreamento, cadastramento e promoção da regularização da situação jurídica dos imóveis abrangidos pelo regime de nacionalização e confiscos, nomeadamente pela Lei nº 3/76 de 3 de Março e a Lei nº 43/76 de 19 de Junho, assim como a Lei nº 07/95 de 1 de Setembro, o escritório móvel vai também prestar atendimento a todos os cidadãos que solicitarem os serviços de regularização dos seus imóveis, mesmo que os documentos legais estejam perdidos.

Dado o carácter estruturante e estratégico do projecto, com impacto directo na vida das famílias angolanas e no aumento de receitas fiscais por parte do Estado, o INH manifestou o seu apoio e cooperação institucional, com a adoção de medidas concretas que visam reforçar a presente regularização jurídica dos imóveis sob sua gestão.

Por: Alberto Domingos

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Portugal: Lisboa é um dos melhores destinos para investir em residências de estudantes

Lisboa surge em 8º lugar na lista das cidades europeias mais interessantes...

2024-2027: Especialistas contribuem para o Plano Operacional do Urbanismo

O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH) está a receber...

Barra do Dande: Park Industrial e Habitacional vai gerar 1.500 empregos directos no Bengo

Cerca de 1.500 empregos directos vão ser criados no primeiro Park Industrial...

Portugal: Casas ficaram 7% mais caras no primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre de 2024, os preços das casas em Portugal subiram...