Sábado , 28 Setembro 2024
Página inicial Actualidade Portugal: Habitação acessível e sustentabilidade em destaque na Conferência de Promoção Imobiliária
ActualidadeMercado Imobiliário

Portugal: Habitação acessível e sustentabilidade em destaque na Conferência de Promoção Imobiliária

38

 
Está de volta a Lisboa a 5ª edição da Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal – COPIP, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e da revista Vida Imobiliária, que se realiza a 18 de junho, no Monsanto Secret Spot, avança o Jornal Público, no seu suplemento Imobiliário.

Conforme a fonte, esta edição vai reunir os principais intervenientes do setor da promoção e investimento imobiliário em Portugal. Um dia de conferência intensiva que se vai centrar nos principais temas da agenda do mercado, nomeadamente o desafio urgente de criar cidades sustentáveis e inclusivas ou de redução da pegada energética dos edifícios, que é vista como um legado crucial para um futuro mais promissor.

Além de se assumir como uma plataforma de networking privilegiada, a Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal oferecerá uma oportunidade ímpar para partilhar conhecimentos e perspetivas sobre os desafios enfrentados pelas cidades e pelos promotores imobiliários.

Em 2023, a COPIP reuniu neste espaço de Monsanto centenas de participantes profissionais do setor da construção e imobiliário, expetativa que se mantém para a edição deste ano.

Inteligência artificial, financiamento e sustentabilidade

O arranque da conferência está agendado para as 09h00, com as boas-vindas a serem dadas pela Vida Imobiliária e APPII. Destaque para a presença de Nelson Lage, Presidente da ADENE, que assumirá o papel de Keynote Speaker na sessão inaugural.

Entre as 10h00 e as 11h00, o debate decorre sob o mote “O impacto da inteligência artificial, a inovação no mercado imobiliário e o financiamento”, e vai procurar explorar temas de relevância como o impacto da inteligência artificial adaptada ao imobiliário, inovação no setor, taxonomia e financiamento, ou ainda as redes elétricas inteligentes e o impacto do BIM no setor da construção, tendo sempre em vista os objetivos de sustentabilidade. Este serão os temas centrais da mesa-redonda de debate que se realiza pelas 11h30, “O futuro a bater-nos à porta”.

Braga é cidade convidada

Nesta 5ª edição da COPIP, Braga é a cidade convidada da conferência. Antes do almoço, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, vai trazer para o debate as experiências e desafios do município.

Presença da secretária de Estado da Habitação antecede debate sobre habitação acessível e o exemplo de Madrid

Patrícia Gonçalves Costa já confirmou presença na abertura da tarde da COPIP, com a sua intervenção agendada para as 15h, antecedendo as sessões dedicadas à habitação acessível.

O foco central das discussões da parte da tarde será a promoção de cidades inclusivas, que integrem oferta de habitação acessível para todos os segmentos de mercado. Madrid será a cidade convidada para um diálogo entre as capitais ibéricas, com o intuito de partilhar experiências de implementação de políticas de habitação acessível e sustentável, em especial com o exemplo do Plan Vive. Por outro lado, as estratégias de Lisboa e do Porto serão partilhadas pelos autarcas Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, e Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e da Habitação da Câmara Municipal do Porto.

O encerramento da conferência está a cargo de Carolina Roca, presidente da ASPRIMA, a associação dos promotores imobiliários de Madrid.

No final da COPIP, será ainda apresentada a nova edição do Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários, pelas 18h, anuário e publicação de referência para o setor.

Por: Alberto Domingos

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Habitação – INH dá ultimato a moradores “kilapeiros” nas centralidades

A partir do próximo mês de Outubro, o Instituto Nacional da Habitação,...

118 milhões de pessoas podem ficar expostas à inundações e calor extremo em África. Até 2030

A Organização Meteorológica Mundial, adstrita às Nações Unidas, publicou, neste mês de...

Até 2050. Dois terços da população global vai viver em cidades

A Diretora-executiva da ONU-Habitat (United Nations Human Settlements Programme), Anacláudia Rossbach, ao...