Terça-feira , 3 Dezembro 2024
Home Actualidade Portugal: Habitação acessível e sustentabilidade em destaque na Conferência de Promoção Imobiliária
ActualidadeMercado Imobiliário

Portugal: Habitação acessível e sustentabilidade em destaque na Conferência de Promoção Imobiliária

61

 
Está de volta a Lisboa a 5ª edição da Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal – COPIP, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e da revista Vida Imobiliária, que se realiza a 18 de junho, no Monsanto Secret Spot, avança o Jornal Público, no seu suplemento Imobiliário.

Conforme a fonte, esta edição vai reunir os principais intervenientes do setor da promoção e investimento imobiliário em Portugal. Um dia de conferência intensiva que se vai centrar nos principais temas da agenda do mercado, nomeadamente o desafio urgente de criar cidades sustentáveis e inclusivas ou de redução da pegada energética dos edifícios, que é vista como um legado crucial para um futuro mais promissor.

Além de se assumir como uma plataforma de networking privilegiada, a Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal oferecerá uma oportunidade ímpar para partilhar conhecimentos e perspetivas sobre os desafios enfrentados pelas cidades e pelos promotores imobiliários.

Em 2023, a COPIP reuniu neste espaço de Monsanto centenas de participantes profissionais do setor da construção e imobiliário, expetativa que se mantém para a edição deste ano.

Inteligência artificial, financiamento e sustentabilidade

O arranque da conferência está agendado para as 09h00, com as boas-vindas a serem dadas pela Vida Imobiliária e APPII. Destaque para a presença de Nelson Lage, Presidente da ADENE, que assumirá o papel de Keynote Speaker na sessão inaugural.

Entre as 10h00 e as 11h00, o debate decorre sob o mote “O impacto da inteligência artificial, a inovação no mercado imobiliário e o financiamento”, e vai procurar explorar temas de relevância como o impacto da inteligência artificial adaptada ao imobiliário, inovação no setor, taxonomia e financiamento, ou ainda as redes elétricas inteligentes e o impacto do BIM no setor da construção, tendo sempre em vista os objetivos de sustentabilidade. Este serão os temas centrais da mesa-redonda de debate que se realiza pelas 11h30, “O futuro a bater-nos à porta”.

Braga é cidade convidada

Nesta 5ª edição da COPIP, Braga é a cidade convidada da conferência. Antes do almoço, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, vai trazer para o debate as experiências e desafios do município.

Presença da secretária de Estado da Habitação antecede debate sobre habitação acessível e o exemplo de Madrid

Patrícia Gonçalves Costa já confirmou presença na abertura da tarde da COPIP, com a sua intervenção agendada para as 15h, antecedendo as sessões dedicadas à habitação acessível.

O foco central das discussões da parte da tarde será a promoção de cidades inclusivas, que integrem oferta de habitação acessível para todos os segmentos de mercado. Madrid será a cidade convidada para um diálogo entre as capitais ibéricas, com o intuito de partilhar experiências de implementação de políticas de habitação acessível e sustentável, em especial com o exemplo do Plan Vive. Por outro lado, as estratégias de Lisboa e do Porto serão partilhadas pelos autarcas Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, e Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e da Habitação da Câmara Municipal do Porto.

O encerramento da conferência está a cargo de Carolina Roca, presidente da ASPRIMA, a associação dos promotores imobiliários de Madrid.

No final da COPIP, será ainda apresentada a nova edição do Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários, pelas 18h, anuário e publicação de referência para o setor.

Por: Alberto Domingos

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

África- Magnata nigeriano interessado em explorar indústria cimenteira angolana

O empresário nigeriano, presidente do Grupo Dangote Industries, Aliko Dangote, está interessado...

Angola. Governo não consegue vender imóveis apreendidos por falta de titularidade

Contrariamente ao que se esperava, um ano depois do anúncio, o Governo...

Insólito: homem constrói abrigo no topo de um arranha-céus na China

José Canda Aconteceu na China, na capital Pequim, para ser exato: um...