Ocupando uma área de 61 hectares, o Ruanda está a construir a primeira cidade inteligente em África, denominada, Kigali Innovation City, soube o NIA.
Orçado em 2 mil milhões de dólares, o projecto vai criar mais de 50.000 empregos e procura impulsionar a transformação digital de África.
O Kigali Innovation City vai congregar as maiores empresas e Universidades em áreas que vão da Inteligência artificial (IA) à ciência, tecnologia, engenharia e matemática e vai posicionar o país como um grande produtor de tecnologias da próxima geração.
A Ministra das Tecnologias de Informação e Comunicação do Governo de Paul Kagame, Paula Ingabire revelou que o seu país já vem trabalhando neste projecto há cerca de dez anos.
A construção da mesma cidade vai avançar com o plano de desenvolvimento do Ruanda e a estratégia de crescimento da África 50, a empresa financeira do projecto, apoiando tecnologias de ponta que transformam a qualidade da vida urbana em todos os seus aspectos, desde a segurança aos transportes, conectividade, ar limpo, habitação e gestão de resíduos.
Espera-se que o empreendimento gere, anualmente, 150 milhões de dólares em exportações de TIC e atraia mais de 300 milhões de dólares em investimento directo estrangeiro (IDE) para o Ruanda.
Por: Redação
Leave a comment